quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

A cor do Mundo


O ancião descansava à sombra de uma árvore,
quando foi abordado pelo motorista de um automóvel que estacionou a seu lado:
- Bom dia!
- Bom dia!- Mora aqui?
- Sim, há muitos anos...
- Venho de mudança. Gostaria de saber como é o ambiente nesta povoação.
- Fale antes da cidade de onde vem.
- Óptima. Maravilhosa! Gente boa, fraterna... Fiz muitos amigos. Só a deixei por imperativos profissionais.
- Pois bem, meu filho. Esta cidade é exactamente igual. Vai gostar daqui.

Minutos depois apareceu outro motorista:
- Estou a mudar-me para viver aqui, o que me diz deste lugar?
- Como é a cidade de onde saiu?
- Horrível! Pessoas orgulhosas, cheias de preconceitos, arrogantes! Não fiz um único amigo!
- Sinto muito, meu filho, aqui encontrará o mesmo ambiente...
Vemos nas pessoas algo do que somos, do que pensamos, da nossa maneira de ser.

Sem comentários: